Adubação
A adubação de hortaliças deve ser criteriosa, visando otimizando a produtividade, aumentando a eficiência dos abudos e corretivos, como também da água, mão de obra e demais insumos. O manejo adequado protege o solo, minimiza as perdas de nutrientes por lixiviação, erosão e volatização.
A área de plantio do nosso projeto, tanto em ambiente protegido, quanto fora dele, em campo, apresentam 21 m² cada. Dentro do ambiente protegido, os 21 m² estão divididos em três canteiros de 7 metros de comprimento, já em campo aberto estamos trabalhando somente com um canteiro de 21 metros de comprimento e 1 metro de largura. Ambos foram adubados seguindo a mesma analise de solo (Fig. 1).
Fig. 1 |
A recomendação foi feita baseada no livro "5° aproximação". Uma adubação para o plantio e o restante fracionado durante todo o ciclo da cultura por meio de fertirrigação, uma por semana. (Fig. 2)
Fig. 2 |
A adubação foi feita por meio de incorporação em toda área, e o restante em fertirrigação. Não foi necessário fazer a calagem, já que não há saturação por alumínio e o pH se encontra na faixa ideal da cultura. Foi utilizado cama de galinha, a 15 t/ha. Sendo 1,5 kg/m².